sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Não existe esporte ruim

Acredito nisso já há algum tempo, mas é uma certeza que se reforça toda vez que me pego sofrendo pelo Saints.

Desde pequeno, sempre cultivei um certo preconceito com algumas modalidades esportivas - aquelas mais desconhecidas, que pouco aparecem na TV. Em época de Olimpíadas, assistia futebol, vôlei, basquete, atletismo, natação, judô e ia para rua brincar. O restante não conseguia prender minha atenção nem por 1 minuto sequer.

Isso começou a mudar em 2006, quando fui voluntário pela primeira vez das Olimpíadas Escolares. Trabalhando, descobri que uma partida de handebol pode ser muito emocionante e que é possível curtir até um duelo de xadrez.

Em 2007 veio o Pan do Rio de Janeiro e modalidades como hipismo, triatlo e trampolim acrobático se tornaram muito interessantes de acompanhar. Mas ficou aquela dúvida: será que se fosse pela TV, no sofá de casa, eu "perderia" tempo acompanhando esses esportes?

Descobri que sim com as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Vi tudo. Gostei de tudo. Modalidades que não entendia muito bem, como o tiro, ficaram muito mais bacanas depois que procurei me informar melhor.

E foi buscando informação (em especial na ESPN) que tive contato com os esportes americanos. Comecei a torcer por um time na NFL, entendi melhor o basebol, passei uma tarde assistindo o Masters de Augusta de Golf e já me peguei entretido até com campeonato de dragster. Me tornei um fã de qualquer esporte. A única modalidade que ainda não engulo é o showbol (invenção comercial ridícula!).

É por isso que digo que não existe esporte ruim: ou transmissão não é boa, ou você não conhece bem as regras.

Aproveitando o embalo, veja um pouco do incrível Drew Brees ontem na abertura da temporada da NFL:

- Highlights da Espn.com

- Highlights da NFL.com


5 comentários:

  1. Realmente esportes 'are amazing things'. Até os velhos joguinhos de video-game... me mostra um de esporte que não é massa de jogar hehehehe
    E quando você fala de esportes americanos, fica até fácil curtir. Tamanha a dedicação daquele povo em relação ao esporte. O espetáculo que eles fazem com aquilo que seria uma mero jogo de basquetebol ou futebol americano.
    Agora tem algumas coisas que eu não curto, até mesmo porque na minha opinião não são esportes. Como golf, ou a tal febre das Olimpíadas de Inverno: Curling :X
    p.s: the name of the quarterback is Drew Brees

    ResponderExcluir
  2. Verdade... os estadunidenses são excelência em eventos esportivos.

    Mas nessa de curtir tudo, quebrei alguns preconceitos. Por exemplo, essa coisa de julgar o que é ou não esporte. Pra mim, tem regras, tem história, tá valendo. Golf é um baita esporte, muito técnico. Mesmo caso do Curling. Só não fazem parte da nossa culutura. Enfim... vai de cada um, né.

    obs: nome do Brees devidamente corrigido. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. VÉEEEEIII...
    Não tem como comparar (Frase forte, não)...
    Sou um eterno fã da regras dos esportes para manter todos os times competindo. Sou dessa vibe que tem regra é esporte (memorável máfia lá no aniversário do japão), consigo acompanhar qqr esporte e gosto dos mais complicados (o fodah é que minha tradicional soneca atrabalha de vez em quando)...
    Tá bom o Blog neto, vc podia lançar umas opinões sobre o esporte local... lembrando o memorável "ganhei na loto perdi o bilhete"...

    abç

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu entendo perfeitamente.
    O Curling por exemplo está nas Olimpíadas. Sei que é algo cultural, que tem lá sua história, ídolos e tudo mais. Mas pra mim não é um esporte.
    Puxando um gancho da frase do Agrião... se tem regra é um JOGO.
    Daí pra ser um esporte pra mim tem uma distância. Esporte eu vejo como algo muito atlético, que vc depende basicamente das suas capacidades físicas.
    Algo que eu não vejo no Curling, ou até mesmo na F1 por exemplo, em que vc depende de uma máquina para o seu rendimento.
    Mas eu respeito muito todas essas modalidades e curto algumas. Na boa, eu taxo como 'não-esporte', mas é sem preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Iure,

    Então Futebol, Hoquei de Gelo ou de rua, Muitos dos esportes atléticos como, lançamento de martelo, salto em altura etc são esportes tradicionais nos quais o desempenho do atleta depende muito do equipamento envolvido. Entendo que você se referia a modalidades onde o desempenho dos atletas depende muito mais nos citados, mas depêndencia é dependencia. Esporte não necessáriamente está ligado a atletismo. Vejo o esporte como uma tentativa organizada de competição que premia o mais hábil. Independente da variável em questão. Seja ela força, velocidade, engenharia, inteligência. As regras são unidades básicas de como a competição ocorre. Deixando de lado a construção antropológica e de consumo do esporte. Vc vai me desculpar, mas eu acho que Tiro, Poker, Curling, Motovelocidade, Draggestes e por aí vai estão intimamente ligados a competição e maestria. Infelizmente no "Brazil" o esporte está inundado de politicagens e cartolismo e de vez enquando embaça a visão da importancia de biloca ser considerado esporte.

    abç

    Não revisei o texto...

    ResponderExcluir