quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pelo Uruguai

Que me perdoe a pátria Canarinho, mas nos últimos tempos a seleção que mais empolga é a Celeste Olímpica.

Tudo começou com uma brincadeira de torcer pelo ídolo Lugano, capitão e símbolo da raça charrua.

Foi ficando mais sério na Copa de 2010, principalmente depois dos épicos confrontos diante da Coréia do Sul e de Gana.

No Sul-americano sub-20, torci muito para que voltassem às Olimpíadas e recentemente, me descobri hincha do Peñarol.

Hoje, posso dizer que está ficando sério. De verdade. É mesmo de se admirar o renascimento do futebol uruguaio. Sucesso que passa por uma série de questões de fora das quatro linhas, como bem explica o colunista da ESPN, Lúcio de Castro.

Não vi o amistoso contra a Holanda ontem, mas confesso que fiquei emocionado com as imagens que chegaram de Montevidéu.

Ao contrário do que fizeram com Wembley e estão repetindo no Maracanã, o lendário Centenário, templo sagrado do futebol, continua intacto, imponente, lindo demais!

Belíssimo também foi ver o Ghiggia, aos 84 anos, entregar o troféu de melhor da Copa para o herdeiro do grande Pablo Forlán.

Analisando friamente, sem Ganso e Lucas em campo, a Seleção da CBF não faz nenhum sentido pra mim. Há tempos que não consigo torcer de verdade por esse produto do Ricardo Teixeira.

Acho que sólida defesa formada por Lugano e Godín e as perigosas armaçoes de ataque do trio Forlán, Cavani e Suárez em breve me darão mais alegrias que a amarelinha nos estádios argentinos.

Que venha a Copa América, pelo Uruguai!



6 comentários:

  1. Belo post, e torcerei muito por uma final argentina x uruguai...
    E oq vc falou feaz mto sentido pra mim, a seleção brasileira hj não faz sentido, parece um produto ruim com muita propaganda em cima, o que o torna mais patético ainda...
    Se me permite a colocação, parece o guarana dolly num programa do João Kleber...
    Entendendo ou não minha comparação, só me restam 2 palavras... pelo uruguai!

    ResponderExcluir
  2. Belo post. Belo comentário do leitor Txe.
    E é isso aí, viva a celeste olímpica. Viva o renascimento do futebol uruguaio.
    Não sei até que ponto torcerei para o uruguai, pois eu tenho medo do que vai acontecer com o messi, caso a argentina não ganhe este título.
    Na verdade nessa Copa América, torcerei para jogadores. Do lado canarinho, Ganso e Lucas. Do lado dos hermanos, Messi. E quando se coloca na balança conjunto, o que mais mexe comigo é o Uruguai mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. p.s: quem errou o penalti do Uruguai: LODEIRO!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do uruguai. Nunca vou me esquecer do exemplo do que é vontade de vencer dado pelo suarez nas quartas contra ghana. Cena historica. Vou torcer por eles.
    VERDADE - a seleção hoje é um produto ruim com muita propaganda em cima. A analogia com o dolly foi perfeita.
    MAS, tenho que dizer o que é obvio mas esta esquecido nesta discussão. O BRasil de suas grandes glorias dos ultimos 30 anos, simplesmente surge do nada...de um time realmente sem sentido. Quem lembra do brasil classificando pra 94 e 2002 sabe o que é menosprezar o Brasil.
    Da amarelinha eu nunca mais duvido. A ultima vez que eu duvidei e desisti eu perdi o gol do adriano na copa america.
    Tem que torcer pra ter jogos epicos

    ResponderExcluir
  5. Pelo Uruguai, carajo!!!

    Então... tem um amigo meu dizendo que esse Lodeiro aí é uma baita promessa (hehehe).

    Pois bem... A questão não é nem tanto de menosprezar o Brasil. O fato é que a seleção na me empolga. Em 2002, era um time que gerava desconfiança, mas me empolgava vendo Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo jogarem. O meu problema com a atual seleção é que, no time que jogou os dois amistos, por exemplo, não tem um jogador que mexa comigo (exceto o Lucas). O Neymar, que tem bola pra isso, é um babaca e não consigo torcer pra ele. Sim, o Thiago Silva, talvez. É um cara que gosto de ver jogar e torço para ter sucesso. O restante. Até o menino Hernanes, que era minha esperança, o Mano tratou de excluir pra ficar com o idiota do Elias. A menos que Ganso e Lucas estejam em campo, vai precisar ter uma mágica muito grande para eu voltar a me empolgar com essa seleção. E quanto ao patriotismo, é um sentimento que está completamente adormecido em mim justamente por essa questão do quanto nossa cartolagem nos envergonha. Ter a certeza de que o Brasil invariavelmente entra em campo para enriquecer o Ricardo Teixeira tem tirado o meu gosto por torcer pela amarelinha. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, ía comentar o que Bito comentou agora. Antes a gente sofría com a seleção, mas ficava com aquele "vai ronaldo/romário, salva essa". Jogadores que faziam valer a pena a torcida...
    Mas hoje o q iriamos pensar?? "vai neymar??? vai Robinho???" para né, eu não...
    Torcerei sim por uma boa apresentação do Uruguai, e como vem sendo ha alguns anos, pelo titulo argentino, dessa vez, principalmente pelo titulo do Messi, pra que ele prove o que já é!

    ResponderExcluir