Uma vez, tudo bem: desentendimentos fazem parte do futebol. Duas, aceitável: ainda é moleque, vai aprender. Agora, toda semana... Rodada sim, rodada não, tem confusão envolvendo o queridinho Neymar.
Tá certo que ele apanha bastante. Com a habilide que tem e o estilo de jogar, é natural que os zagueiros cheguem duro. Mas Neymar está longe de ser só vítima. Se atira o tempo todo. São ridículas as simulações de socos no rosto e os mergulhos acrobáticos do rapaz.
O que eu acho estranho, é que não me lembro de nenhuma confusão envolvendo jogadores como Messi, Ronaldinho Gaúcho... Será que eles nunca foram caçados ou ameaçados em campo por zagueiros brucutus?
O pior no caso do Neymar é o fato de estar todo mundo sempre passando a mão na cabeça dele.
Dorival defende Neymar e reclama de rodízio de faltas no jogador
Santistas revelam conversa com Neymar e defendem atacante
Marquinhos limpa a barra de Neymar e diz que retribuiu um favor ao garoto
Pelé defende Neymar das críticas do Timão: ‘Quem perde arruma desculpa’
Parece que não tem ninguém próximo a Neymar que possa alertá-lo de que carregar uma máscara tão pesada pode atrapalhar seu futebol.
Pra mim, essas confusões só reforçam uma teoria que defendo há algum tempo e que me levou a escrever em maio o texto abaixo (na época, gerou um debate legal nos comentários do blog Os Vuvuzelas):
Neymar é uma farsa!!!
Mimado e sem limites, Neymar vem demonstrando desde o início do ano que pertence a uma espécie de moleque que eu sempre odiei: o habilidosus babaca.
Quem não conviveu na escola com aquele mané que tinha certa habilidade com a bola e adorava ficar tirando onda nas peladas? Mascarado, nunca toca, não volta pra marcar e ainda reclama dos colegas quando o time perde. Nunca assume a responsabilidade (que raiva que eu tinha desses caras!).
O habilidosus babaca geralmente anda acompanhados de uma outra espécie fácil de reconhecer, mas que também não é ensinada nas aulas de biologia: o babaovus idiota. Conhecidos popularmente como puxa-saco ou paga-pau, vive andando atrás do habilidousus. Dá o lanche probabaca, leva recadinhos dele pras meninas e normalmente passa cola nas provas. Tudo pra ser escolhido por ele na hora da pelada: “velho, o Kevin joga muito. Não toca, mas é massa ser do time. Ele já fez até teste no Flamengo...”. Pobre babaovus idiota.
Alguns da espécie habilidosus realmente passam no teste do Flamengo. Com 15 anos, já fazem viagens para o exterior, têm uniformes e chuteiras bacanas e aos 18 começam a ganhar mó grana. É aí que se tornam insuportáveis. Passam a ser rodeados por uma evolução dos puxa-saco da escola: os babaovus idiotas idiotas. São dirigentes, empresários, companheiros de time e jornalistas. O interesse não é mais em ser do time dele na pelada, mas sim em ganhar uma grana ou uma camisa autografada quando o "amigo" for transferido pro exterior.
Achei interessante quando Neymar surgiu ano passado. O pai dele deu muitas entrevistas falando que já foi jogador, que sabe como é vida de atleta, que recusou proposta do Real Madrid pelo prodígio e que dá estrutura pro garoto não se deslumbrar. No entanto, parece que o próprio Neymar Pai se deslumbrou. Então, o babaca Neymar Filho começou o show.
O cartão de visitas foi um chapéu desnecessário em Chicão com o jogo parado, só pra mostrar com quem estavamos lidando. Primeiro sinal da origem babaca que abafado pelos defensores do “futebol moleque” (no pior sentido da palavra). Daí vieram as boas atuações, os gols, as dancinhas e o status de queridinho do Brasil. Pronto, estava criado o monstro! Foi nesse momento que passei a defender a seguinte tese: Neymar é uma farsa!!!
Não demorou muito e começaram os mergulhos em campo, óculos a lá Davids, entrevistas completamente desnecessárias, xingamento a um torcedor que o criticou num jogo, punição por balada e ontem, pela primeira vez vaiado ao ser substituído dentro da Vila, ficou fazendo biquinho no banco de reservas. Quando o companheiro que entrou fez o gol da vitória santista, foi o único que não invadiu o campo pra comemorar (detalhe bem observado pelo repórter do PFC na transmissão). Será que o Marcel não sabe fazer o rebolation? Neymar só tirou a cara feia quando o babaovo idiota André fez o dele. Não teve dancinha porque protestaram pelo afastamento de outro babaovo, Madson. Previsível.
Baixa a bola, Neymar. Se chegar a ser o que o Robinho é pro futebol (um jogador que surgiu como melhor do mundo, mas decepcionou no Real Madrid, no Manchester City e hoje vive de brilharecos e gols pela seleção da CBF) já será uma vitória. Entrar para o rol dos grandes é pra outra espécie de jogador, da qual Ganso (merece um post) está se aproximando mais: o habilidosus marra (Cruijff, Maradona e Romário... só alguns exemplos).
vc já sabia...
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/09/rene-simoes-suplica-que-eduquem-neymar-assim-virara-um-monstro.html